sexta-feira, 29 de julho de 2011

LEVADOS DA BRECA!

OS SOBRINHOS DO CAPITÃO
(The Katzenjammer Kids)
Mídia: Jornais
Primeira aparição: 12 de dezembro de 1897
Criador: Rudolph Dirks
País de origem: EUA

Considerada por muitos críticos mundiais como a verdadeira primeira história em quadrinhos publicada, Os Sobrinhos do Capitão (The Katzenjammer Kids), de Rudolph Dirks, é a série mais antiga ainda em publicação. Foi lançada em 12 de dezembro de 1897, nos Estados Unidos, nas páginas do The American Humorist, um suplemento dominical do New York Journal, do magnata editorial William Randolph Hearst. Na verdade, foi por sugestão do editor do jornal, Rudolph Block, que Dirks adaptou o extremamente bem-sucedido livro infantil Max und Moritz (traduzidos no Brasil em 1915 como Juca e Chico por Olavo Bilac), escrito e ilustrado por Wilhelm Busch em 1865. “Katzenjammer” significa, literalmente, “o miado do gato”, mas também era usada na Alemanha e nos Estados Unidos como uma gíria para
A série teve uma breve interrupção quando o autor partiu para lutar na Guerra Hispano-Americana (que ocorreu de Abril a Agosto de 1898). Pioneira no uso de balões e na inclusão de onomatopéias, a série Os Sobrinhos do Capitão mostrava as aventuras dos endiabrados irmãos Hans e Fritz na comunidade alemã de uma ilha tropical. A mãe deles, chamada de Mama Chucrutz, fazia vista grossa para não ver as travessuras dos dois “anjinhos”, era a principal vítima das travessuras dos dois, mas logo surgiram o beberrão Capitão (um náufrago que passou a morar na pensão da Mama) e o Coronel, um inspetor escolar e amigo do Capitão.

Em 1912, Dirks decidiu viajar pelo mundo e se dedicar à pintura, mas, dessa vez, a cúpula do New York Journal não foi tão compreensiva. Como a série tornara-se um enorme sucesso, ficou decidido que Harold H. Knerr (até então famoso pela tira Der Fineheimer Twins, uma das muitas imitações de Os Sobrinhos do Capitão) assumisse a produção da série na ausência de seu criador. O que aconteceu é que, ao retornar de viagem, Dirks descobriu que havia literalmente perdido o lugar. Enfurecido, ele recorreu à justiça americana e o resultado foi uma verdadeira bizarrice: o juíz decidiu que Hearst poderia continuar a publicar a tira com seu nome original, e Dirks teria o direito de usar os mesmos personagens numa tira com outro título.

Assim, em Junho de 1914, surgiu a “nova” série de Rudolph Dirks nas páginas do New York World, de Joseph Pulitzer o maior rival de Hearst. No início, ela não tinha um título e trazia apenas no topo os dizeres “do mesmo criador de Katzenjammer Kids”. Em 1915, ela chegou a ser chamada brevemente de Hans und Fritz, mas como a imagem da Alemanha não era das melhores na época (por causa da Primeira Guerra Mundial, 1914-1918), o nome foi trocado para The Captain and the Kids. Enquanto isso, no mesmo período, Katzenjammer Kids chegou a ser rebatizada de The Shenanigan Kids (algo como “garotos travessos”) e a nacionalidade deles também foi mudada de alemã para holandesa... Depois, em 1920, tudo voltou a ser como antes.

Durante muito tempo, as duas séries disputaram a atenção dos leitores em mirabolantes aventuras ao redor do mundo e nas mais diversas situações, dando um show de humor e travessuras. Os dois autores tentavam se superar semanalmante e atingiram níveis criativos jamais vistos na história dos quadrinhos. Essa disputa foi diminuindo com o passar do tempo, até que cada série tomou seu próprio rumo. The Captain and the Kids chegou a ser produzida por Oscar Hitt (de 1922 a 1932), que contava com a supervisão de Dirks, e totalmente por  Bernard Dibble (de 1932 a 1937), mas sua grande parte contou com o talento de seu criador original até 1946, quando seu filho John Dirks passou a auxiliá-lo cada vez mais. Em 1968, com a morte de seu pai, John assumiu a tira até seu cancelamento, em Maio de 1979.

A sequência de Harold Knerr é considerada tão boa quanto a fase mais criativa de Dirks, sendo publicamente muito admirada pelo pintor espanhol Pablo Picasso. Em 1949, com a morte de Knerr, a série passou por altos e baixos nas mãos de diversos quadrinhistas, como Doc Winner (de 1949 a 1956), Joe Musial (de 1956 a 1977), Joe Senich (de 1977 a 1981), Angelo De Cesare (1981 a 1986) e, finalmente, Hy Eisman, que continua escrevendo e desenhando a as aventuras dos irmãos peraltas até hoje (além da página dominical de Popeye, que ele assumiu a partir de 1994).

The Captain and the Kids também chegou a ser publicada na forma de revista em quadrinhos na Sparkler Comics (de 1941 a 1955), onde apareceu ao lado de outros personagens, e em título próprio (de 1947 a 1955), originalmente pela própria United Feature e, mais tarde, pela Dell Comics. Além disso, ganharam uma série de desenhos animados em sépia produzidos pela MGM em 1938 e 1939, numa série complementar dos desenhos animados para a TV de Archie em 1971. The Katzenjammer Kids foi transformada numa peça de teatro em 1903, ganhou algumas adaptações para o cinema mudo em 1898 e 17 episódios de desenhos animados mudos em 1917 e 1918. Além disso, foi publicada nas páginas finais da King Comics nos anos 30 e 40 e em revista própria pelas Standard Comics e Harvey Comics nos anos 40 e 50. Ambas as séries também foram editadas na forma dos Big Little Books (livrinhos quadrados que publicavam praticamente um quadrinho por página e eram impressos com as sobras de papel de outras publicações) nos anos 30.

No Brasil, a série Os Sobrinhos do Capitão foi publicada tanto como tiras de jornal, como em revistas em quadrinhos. A última aparição deles aqui se deu numa belíssima edição de luxo chamada Os Sobrinhos do Capitão: Piores impossível, publicada pela Opera Graphica Editora. Curiosamente, os endiabrados personagens serviram de inspiração para o quadrinista brasileiro Angeli criar Os Skrotinhos.

De qualquer maneira, apesar de terem conquistado a façanha heróica de serem os personagens mais antigos ainda em publicação, os dois pestinhas Hans & Fritz jamais passaram a imagem samaritana de heróis mirins, mas, certamente, podem ser considerados os primeiros anti-heróis dos quadrinhos!

– Leandro Luigi Del Manto

2 comentários:

  1. Caro amigo, não sabia que você tinha este espaço para dividir conosco seu ilimitado conhecimento sobre quadrinhos, pretendo ser assíduo por aqui.

    Os Sobrinhos do Capitão, entre outros, fizeram minha infância menos dificil. Muito boa a matéria.

    Parabéns pela Graffiti. Finalmente você estreou como autor. Bem vindo às alegrias e desilusões que este meio nos proporciona.

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto. Este gibi fez parte da minha infância. Trocávamos as revistas frente ao cinema nas matinês de domingo à tarde em Guaporé RS. Mas "Os sobrinhos do capitão" era uma publicação da Editora EBAL, ou estou enganado?

    ResponderExcluir