segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O PRIMEIRO SUPER-HERÓI DOS QUADRINHOS?

 HUGO HÉRCULES

(Hugo Hercules)

Mídia: Jornais
Primeira aparição: 7 de setembro de 1902 a 11 de janeiro de 1903
Criador: William H.D. Koerner
País de origem: EUA

Pouca gente sabe, mas o primeiro super-herói dos quadrinhos não foi o Superman, publicado em 1938. Recentemente, começou a ser divulgado um verdadeiro achado na História das HQs: na verdade, o primeiro super-herói de fato a ser publicado em quadrinhos foi um personagem obscuro chamado Hugo Hércules. Criado pelo ilustrador William H.D. Koerner, Hugo Hércules foi publicado pela primeira vez no suplemento dominical do jornal The Chicago Tribune no dia 7 de setembro de 1902 e um sujeito dotado de força incrível capaz de fazer grandes feitos, mas que, invariavelmente, acabava salvando mocinhas indefesas de perigos do cotidiano. Homem de ação, Hugo era um herói de poucas palavras. Assim que realizava um salvamento, ele dizia apenas “Just as easy!” (algo como “Fácil assim!”). As pessoas ao seu redor ficavam espantadas com sua superforça e, é claro, ele acabava fazendo muito sucesso entre o público feminino...


Sem que nenhuma origem tivesse sido imaginada ou publicada nas suas apenas dezessete aparições dominicais, Hugo Hércules simplesmente fazia o bem usando sua força super-humana, como erguer um elefante sobre a cabeça, segurar um bonde em movimento, deter um cavalo em disparada, resgatar pessoas de um incêndio e até mesmo enfrentar um urso enquanto caçava, entre outras façanhas. Grandalhão, ele vestia roupas normais, mas quase sempre usava um chapéu texano. Curiosamente, ele se assemelhava muito ao Clark Kent (o disfarce de homem normal do Superman), mas é bastante improvável que Jerry Siegel e Joe Shuster, os criadores do Homem de Aço, tenham se inspirado em Hugo, uma vez que ambos nasceram em 1914 e as tiras desse obscuro personagem duraram pouquíssimo tempo por não serem nem um pouco populares. Desiludido com a falta de sucesso de seu herói, William Koerner decidiu abandonar os quadrinhos e se dedicar à pintura, tornando-se um respeitado pintor, além de célebre ilustrador de faroeste para a revista semanal Saturday Evening Post, que publicou as duas séries famosas “Traveling the Old Trails” e “The Covered Wagon”.

Ainda assim, Hugo Hércules ressurge hoje com um apelo quase arqueológico nos quadrinhos como o primeiro super-herói dos quadrinhos e o primeiro a fracassar... Mas o “fiasco” dele é até fácil de se explicar, pois, na virada do século, o mundo inteiro nutria uma enorme sensação de otimismo, ao contrário do período de depressão da década de 1930, quando o Superman foi criado... Quando tudo está bem, quem precisa de um super-herói, certo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário