Olá!
Esta é a primeira postagem no QUADRINHOPÉDIA, que será um blog sobre quadrinhos e assuntos relacionados a eles. Para dar o pontapé inicial, vou falar um pouco sobre GRAFFITI: UM CONTO URBANO, um quadrinho escrito por mim, desenhado pelos talentosos Benson Chin e Breno Ferreira e colorizado pelo igualmente talentoso Thiago Augusto. O projeto foi realizado com o apoio do Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) de 2010.
Como foi a primeira vez que inscrevi um projeto desse tipo, imaginei que seria legal se o mesmo tivesse algum apelo social. Assim, a história toda gira em torno de um graffiti que está sendo pintado num muro localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo. Aos poucos, alguns personagens do bairro vão sendo apresentados e a trama começa a tomar forma. O enfoque é sobre a violência urbana, o envolvimento com drogas, a vida dos moradores de rua e a perda do respeito pelo ser humano. A arte pintada no muro vai dando cor ao cenário sujo e cinzento e será fundamental no desfecho da história.
Eu demorei bastante para escrever o roteiro, que preferi fazer em forma de prosa e sem definir quadros ou páginas para deixar os desenhistas mais à vontade durante a criação. Embora eu tenha escrito outros roteiros de forma amadora, este foi o primeiro "oficial". E foi um trabalho desgastante. Eu sou Editor de Quadrinhos, e esta função consome um tempo enorme da minha vida. Não pense que meu trabalho é só ficar lendo revistas o dia inteiro (já ouvi esse comentário milhares de vezes!). Às vezes, é uma função muito penosa e cansativa... Por causa disso, eu simplesmente não conseguia encontrar um tempo de sobra para me dedicar ao roteiro. Assim, peço desculpas publicamente ao pessoal de arte de GRAFFITI pelo meu atraso na entrega do roteiro. Mas a história "saiu" e acredito que esteja bem "amarrada".
Seja como for o livro deverá estar impresso em breve e espero que você aprecie o nosso trabalho. A história é simples, mas foi escrita com sentimento e desenhada com paixão.
Abaixo, vão algumas das primeiras páginas de GRAFFITI: UM CONTO URBANO. Até mais!
cara, achei o máximo e material, gostaria de saber qual o preço e como eu posso copralo.
ResponderExcluirOi, Téo. Obrigado pelo comentário. O preço pode variar de livraria para livraria, mas está em torno de R$ 32,00. Na livraria Terramédia (da Devir), ele já está à venda. Mas o livro estará disponível nas grandesm livrarias a partir desta próxima semana, ok? Grande abraço!
ResponderExcluir