sábado, 31 de outubro de 2015

PORTAL DO UNIVERSO: o começo de muitas coisas...

Acho que foi em 1986... O tempo é um carrasco implacável quando não registramos as datas de maneira eficaz. Daí, contamos apenas com a imprecisão das nossas memórias. Mas, se estiver errado quanto às informações deste texto, peço que me perdoe.

Naquele ano, alguns leitores de quadrinhos começaram a se reunir num pátio do Centro Cultural São Paulo, perto da Estação Vergueiro do Metrô, na cidade de São Paulo. Eles, ou melhor, nós (eu era um deles) nos encontrávamos lá quase que religiosamente todas as manhãs de Domingo... às 9h!!! Imagine só: adolescentes se reunindo nas manhãs de Domingo às nove da manhã para falar sobre quadrinhos! Éramos muito apaixonados por HQs mesmo... E o grupo também tinha um nome pomposo: Conclave dos Quadrinhos!

Quem reuniu esse bando de doidos (porque só doidos acordariam cedo no Domingo pra bater papo sobre quadrinhos!) foi o João Paulo Lian Branco Martins, que, na época, era tradutor de quadrinhos da Editora Abril. E, quando os encontros ficaram mais e mais frequentes, foi de comum acordo que iríamos produzir um fanzine sobre HQs!

Hoje isso pode não parecer grande coisa, quando temos acesso ilimitado a internet nos nossos próprios celulares. Mas estou falando dos longínquos anos 1980, uma época em que qualquer informação era disputada a tapa e escondíamos as revistas importadas da Marvel e DC dentro de outras revistas menos procuradas nas prateleiras das livrarias LaSelva ou Siciliano para buscá-las depois, quando tivéssemos dinheiro no bolso! Crise nas Infinitas Terras, Batman: O Cavaleiro das Trevas ou Watchmen acabavam de ser lançadas nos EUA. Só pra você se situar melhor no momento histórico, 1986 foi o ano em que Paul Hogan fazia sucesso nas telas com Crocodilo Dundee! Também foi o ano em que estreou Highlander nas telonas e as salas de cinema nunca foram tão frequentadas por casais apaixonados por causa de 9 1/2 Semanas de Amor (com o, então galã, Mickey Rourke e a bela Kim Basinger). Mas outras produções cinematográficas também estreavam, como Labirinto (com David Bowie), Curtindo a Vida Adoidado (Matthew Broderick), o remake A Mosca (de David Cronenberg) e O Nome da Rosa (com Sean Connery), entre tantos outros. Também foi o ano em que a banda inglesa Queen fez um dos maiores shows de todos os tempos em Wembley e Metallica lançou seu álbum Master of Puppets. Ah! Também foi o ano em que chegava ao fim o programa de TV Balão O Teatro Mágico. E também foi quando aconteceu o terrível acidente nuclear de Chernobil, na Ucrânia...

Nesse cenário, quando a internet era um sonho distante e quase impossível, nós nos reunimos e decidimos que um fanzine seria feito. E seria um fanzine cheio de informações, com entrevistas, resenhas, checklists etc. Muito material que usávamos como fonte era extraído da fantástica revista americana Amazing Heroes, uma publicação que dava de dez a zero na maioria das revistas especializadas que surgiriam depois!


E começamos a discutir as pautas das matérias que fariam parte do primeiro número do Portal do Universo (este seria o nome do nosso fanzine)! Tudo definido, cada um de nós se incumbiu de uma tarefa e arregaçamos as mangas. O João Paulo conseguiu liberar acesso de alguns de nós para fazer uma entrevista com algumas pessoas da Editora Abril (sua divisão Infanto-Juvenil ficava na Rua Bela Cintra, 299, paralela à Rua Augusta, em São Paulo) e também cuidou da edição final da publicação. Muitos de nós passávamos horas em nossas casas redigindo matérias e datilografando (não, não existiam micros naquela época!). Então, depois de muito custo, o fanzine ficou pronto! Tudo xerocado e grampeado!

Isso tudo se perdeu pra mim depois de tantas mudanças de casa etc. Não fiquei com nenhum exemplar em mãos. Mantive contato com algumas pessoas do Conclave e outras voltei a encontrar no Facebook. E foi graças à uma dessas pessoas que consegui um exemplar da primeira edição do Portal do Universo. Sem a gentileza de Wilson Simonetto, que me emprestou seu exemplar para ser escaneado, eu jamais teria como postar todas as páginas desta publicação pré-histórica. Então, Wilson, você tem minha eterna gratidão!

Agora, fique à vontade para ver e ler uma espécie de documento arqueológico feito por fãs de quadrinhos. Mas tenha paciência com o conteúdo. Éramos jovens. Éramos ingênuos. Éramos tolos. Mas, acima de tudo éramos sonhadores!

Como sempre, desejo uma boa leitura a você!


– Leandro Luigi Del Manto



Aqui estão as páginas escaneadas do fanzine:



























3 comentários:

  1. Material caudaloso, hein, Leandro!!! Agora é tirar um tempinho para ler; o fato é que uma das grandes mudanças negativas dos anos 80 pra cá foi a redução do tempo, tanta tecnologia e agora não há momentos como os que você relatou para coisas agradáveis, como reunir amigos e conversar sobre quadrinhos e afins, tampouco ler uma matéria sem a sensação de que é um tempo roubado.

    Sua postagem me encheu de nostalgia, o ano de 1986 foi um ano importante na minha vida, foi quando entrei na faculdade de artes e arrumei o meu primeiro emprego como desenhista no SENAC de Brasília. Dali mais um ou dois anos você se tornaria editor e traria grandes obras para o Brasil, não é?

    Bem, você e todos os envolvidos no Portal do Universo fizeram história, até pela trajetória de vida a partir dali - aliás, você continua nos brindando com grandes títulos desta arte inigualável. Parabéns e continue firme!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Obrigado pela visita e pelas palavras, Eduardo! Você é sempre mais do que bem-vindo! Os anos 1980 são muito saudosos para mim, mas o ano de 1986 foi especialmente bom por vários motivos. Um deles foi o artigo acima, mas há outro também que mudaria a minha vida para sempre. Meu pai, Bruno, queria de toda maneira que eu entrasse na Escola de Sargentos Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá, e seguisse carreira militar... Eu me inscrevi, estudei até não poder mais, e chegou o dia do primeiro exame (em 1986). Meu pai me levou até o local e ficou me esperando em seu carro numa rua próxima do local. O exame aconteceu no ginásio do estádio do Canindé (da Portuguesa) em São Paulo. Eu segui para a prova e me juntei ao monte de jovens com pranchetas, folhetos e caneta para responder ao extenso questionário. Li rapidamente as perguntas e não me pareceu tão difícil, mas... senti uma espécie de calafrio e fiquei imaginando como seria minha vida seguindo tantas regras, horários, hierarquia etc... Me deu um estalo. Aquilo não era pra mim. Por mais que eu fosse apaixonado por aviação, eu decidi naquele momento que seguiria outro rumo. Entreguei minha prova ao supervisor do meu setor e saí do ginásio. Meu pai ficou louco da vida comigo e ficamos sem nos falar por um tempo, mas, depois, ele entendeu que eu tinha que seguir meu rumo e tomar minhas decisões. Então, no ano seguinte, eu comecei a trabalhar com quadrinhos na Abril e o resto é história!
      Grande abraço, meu amigo!!!

      Excluir